A Prefeitura de Itirapina anunciou hoje (25) que o acesso dos banhistas à represa do Balneário de Santo Antônio (Broa) foi liberado. Essa decisão, oficializada pelo Decreto nº 4.283, baseou-se em uma avaliação técnica que apontou uma redução significativa nos riscos de ataques de piranhas na região, um fator que havia motivado a suspensão do acesso desde 27 de janeiro.

Foto Reprodução
No referido decreto, a administração municipal enfatiza que essa conclusão sobre a redução do risco foi obtida após o término do período de desova das piranhas, que é quando esses peixes costumam ser mais agressivos. Após diversas consultas com especialistas, acredita-se que, com o fim do período de desova, as condições para um retorno seguro dos banhistas foram restabelecidas. Embora o acesso tenha sido liberado, a Prefeitura de Itirapina informou que as placas de sinalização continuarão a ser mantidas em locais estratégicos ao redor da represa.
Esses avisos sinalizam com placas o histórico de ataques de piranhas e funcionam como um importante alerta de segurança para os que visitam a região. A Prefeitura de Itirapina informa que, em caso de mordida, o banhista deve buscar atendimento médico sem demora.