O Banco Central lança o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que promete facilitar a vida de consumidores e empresas com a automatização de pagamentos recorrentes — como contas de energia, telefonia, mensalidades escolares, academias, assinaturas e seguros.

Foto |Jornal de Itirapina
A novidade está disponível para todas as pessoas físicas e jurídicas, e pode ser contratada diretamente em bancos, cooperativas ou instituições de pagamento autorizadas a operar com o Pix.
O que é o Pix Automático
Com o Pix Automático, o usuário poderá autorizar previamente pagamentos frequentes, que passarão a ser debitados automaticamente em sua conta, na data de vencimento. Essa autorização é feita uma única vez e pode incluir regras específicas, como limite de valor e uso ou não de crédito.
1- Empresa, que pode ser sua academia, a escola do seu filho, ou mesmo seu serviço de streaming favorito, oferece Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
2- Pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
3- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
4- O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
5- No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
O lançamento do Pix Automático será em 16 de junho de 2025.