Para os apaixonados pelo céu, 2025 será um ano especial. O calendário astronômico promete momentos únicos, como eclipses, conjunções planetárias, chuvas de meteoros e até mesmo a passagem de um cometa visível. Apesar de um eclipse solar não ser visível no Brasil, outros eventos mais acessíveis compensarão a ausência. Prepare o telescópio e o binóculo, pois o espetáculo celeste está garantido.
Imagem da internet
Cometa C/2024 G3 (ATLAS)
No início do ano, o cometa C/2024 G3 (ATLAS) será a atração. Ele alcançará sua maior proximidade com o Sol no dia 13 de janeiro e poderá ser visto a partir da segunda quinzena do mês. Para observá-lo, procure locais com pouca poluição luminosa e utilize binóculos.
Oposição de Marte
Ainda em janeiro, o Planeta Vermelho estará em oposição, ou seja, alinhado com a Terra e o Sol. Esse posicionamento fará Marte brilhar intensamente no céu noturno, sendo o melhor momento para observá-lo em 2025.
Eclipse total da Lua: a Lua de Sangue
Na madrugada de 14 de março, o Brasil terá a chance de ver um eclipse total da Lua, fenômeno conhecido como Lua de Sangue. Durante o evento, a sombra da Terra dará à Lua uma tonalidade avermelhada, criando um espetáculo raro e fascinante.
Conjunção entre a Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio
No dia 25 de abril, a Lua se alinhará com Vênus, Saturno e Mercúrio, formando uma conjunção astronômica impressionante. Olhe para o céu durante a madrugada para contemplar este alinhamento.
Conjunção de Vênus e Júpiter
Na madrugada de 12 de agosto, os dois planetas mais brilhantes do céu, Vênus e Júpiter, estarão próximos à constelação de Gêmeos. É um evento que não exige equipamentos sofisticados, podendo ser admirado a olho nu.
Eclipse penumbral da Lua
No dia 7 de setembro, o Brasil verá um eclipse penumbral da Lua, que será mais sutil, com uma leve alteração no brilho do satélite. A observação será possível em algumas regiões do Sudeste e Nordeste.
Maior Superlua de 2025
Noite de 5 de novembro: a maior e mais brilhante Superlua do ano iluminará o céu. Essa é uma das três Superluas de 2025, sendo a mais próxima e impactante.
Imagem da internet
Calendário de chuvas de meteoros em 2025
Se você gosta de "estrelas cadentes", aqui estão as datas principais das chuvas de meteoros que poderão ser observadas:
. 2 a 3 de janeiro: Quadrântidas
. 21 a 22 de abril: Líridas
. 3 a 4 de maio: eta Aquáridas
. 29 a 30 de julho: Delta Aquáridas do Sul e Alpha Capricornídeos
. 12 a 13 de agosto: Perseidas
. 22 a 23 de outubro: Oriônidas
. 3 a 4 de novembro: Táuridas do Sul
. 8 a 9 de novembro: Táuridas do Norte
. 16 a 17 de novembro: Leônidas
. 12 a 13 de dezembro: Geminídeos
. 21 a 22 de dezembro: Úrsidas
O Observatório do Valongo, da UFRJ, é responsável pelo guia de efemérides astronômicas desde 2016, ajudando a resgatar o interesse pela astronomia. O material apresenta os eventos celestes mês a mês, com explicações simples, tornando a observação acessível a todos. Seja você um astrônomo amador ou apenas curioso, o céu de 2025 promete experiências memoráveis. Aproveite para desconectar-se da rotina e conectar-se com o universo!