Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira, 6 de outubro, uma ligação telefônica do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, realizada em tom cordial, teve duração aproximada de 30 minutos e reafirmou o ambiente positivo observado durante o recente encontro entre ambos, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Foto |Reprodução
Durante o diálogo, os Presidentes destacaram a importância da retomada das relações amistosas entre Brasil e Estados Unidos, que completam 201 anos de história. O presidente Lula ressaltou o papel estratégico das duas nações no cenário internacional e mencionou o superávit que o Brasil mantém na balança de bens e serviços com os Estados Unidos, um dos três países do G20 com esse resultado.
O Presidente Lula solicitou a revisão da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais e a retirada de medidas restritivas direcionadas a autoridades Brasileiras.
O Presidente Trump designou o Secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os líderes concordaram em manter um canal permanente de diálogo e manifestaram interesse em realizar um novo encontro em breve.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a possibilidade de reunião durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, reiterou o convite para que o Presidente Donald Trump participe da COP30, em Belém (PA), e manifestou disposição para realizar visita oficial aos Estados Unidos.
"Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim."conclui a nota Palácio do Planalto.