O corpo do Papa Francisco foi trasladado nesta quarta-feira, 23, da Casa Santa Marta — onde faleceu na última segunda-feira, 21 — para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, marcada por forte comoção, atraiu cerca de 20 mil fiéis que acompanharam, entre aplausos e orações, a passagem do caixão com os restos mortais do Pontífice.

Foto |Reprodução Vatican News / Hans Lucas via Reuters Connect
O rito teve início com uma oração introdutória na capela da Casa Santa Marta, seguida por uma procissão solene que contou com a participação de cardeais, patriarcas, do Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell, e do mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Dom Diego Ravelli. O caixão foi conduzido nos ombros dos tradicionais “sediários” pontifícios, percorrendo a Via della Sacrestia, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e entrando na Praça de São Pedro pelo Arco dos Sinos, onde foi calorosamente saudado pela multidão reunida.
Ao chegar à Basílica, o cortejo dirigiu-se até o Altar da Confissão. Ali, o caixão foi depositado ao chão, dando início, às 11h (horário local), ao período de veneração pública. A Basílica permanecerá aberta até a meia-noite para que os fiéis possam prestar suas últimas homenagens. Na quinta-feira, 24, o acesso será retomado das 7h às 24h. Na sexta-feira, véspera do funeral, a visitação ocorrerá entre 7h e 19h(horário pode ser modificado).
As exéquias do Santo Papa Francisco estão marcadas para o sábado, 26. De acordo com o boletim oficial divulgado hoje pela Santa Sé, o rito de encerramento do caixão será presidido pelo Cardeal Farrell na sexta-feira, 25, às 20h (15h no horário de Brasília). Conforme expressou em testamento, o Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, local que visitou repetidamente ao longo de seu pontificado.