NotíciasCorreios passam a oferecer atendimento presencial para consultas sobre descontos no INSS.

25 Maio, 2025


A partir do dia 30 de maio, aposentados, aposentadas e pensionistas contarão com um novo canal de atendimento para verificar possíveis descontos indevidos em seus benefícios: as agências dos Correios. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Correios passam a oferecer atendimento presencial para consultas sobre descontos no INSS

Foto |Reprodução

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) durante entrevista coletiva em Brasília, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do presidente do INSS, Gilberto Waller, e da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.

Ao todo, 4.730 agências próprias dos Correios, distribuídas por todas as unidades da Federação, estarão aptas a prestar o serviço. Para viabilizar o atendimento, cerca de 20 mil funcionários da estatal passarão por treinamento a partir do dia 26 de maio. O foco é atender especialmente os segurados que enfrentam dificuldades no uso de canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou a Central Telefônica 135.

Durante o atendimento presencial, o cidadão poderá realizar a consulta sobre cobranças feitas por associações nos contracheques do INSS. Caso haja necessidade de apresentação de documentos ou esclarecimentos por parte das entidades envolvidas, o prazo para resposta é de até 15 dias úteis. Após esse período, o beneficiário poderá retornar à agência dos Correios para validar ou contestar a resposta obtida.

Apesar da novidade, o presidente do INSS reforçou que o atendimento presencial deve ser buscado apenas por quem não tem acesso aos meios digitais. “A forma preferencial de atendimento continua sendo o aplicativo Meu INSS, o site ou a Central 135. Quem não conseguir utilizar esses canais, aí sim deve procurar uma agência dos Correios”, explicou Gilberto Waller. Ele também tranquilizou os beneficiários ao afirmar que não há prazo final para a solicitação de ressarcimento. “Não é preciso correr. Esse procedimento ficará disponível de forma contínua”.

“Estamos anunciando esse atendimento presencial para ajudar a ampliar o escopo de atendimento. Esse atendimento olho no olho (nos Correios) é feito àqueles mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência e querem receber um acolhimento, uma atenção personalizada. Quero reafirmar o nosso compromisso de que ninguém, nenhum aposentado, nenhum pensionista, ficará prejudicado”, afirmou Wolney Queiroz Ministro da Previdência.

A ação integra os esforços do governo federal para ampliar o acesso a serviços previdenciários e garantir maior transparência nas cobranças aplicadas aos beneficiários da seguridade social.

Voltar pagina inicial


Utilizamos cookies essenciais para melhorar sua experiência de navegação e que são necessários e essencial para assegurar o funcionamento da página eletrônica . Para conferir os cookies utilizados na; política de Cookies.