Após 40 dias de internação, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23) do hospital Gemelli, em Roma. Antes de deixar a unidade, o pontífice, de 88 anos, apareceu na sacada, acenou para fiéis .
"Agradeço a todos", disse o Papa aos fiéis que lotavam as portas do centro uma hora antes, além das câmeras de televisão que transmitiam para o outro lado do mundo. Ele apareceu em uma cadeira de rodas, com um semblante fragilizado, mas sorrindo.
"Vejo aquela senhora com as flores amarelas, que bom", acrescentou, com a voz bem fraquinha, resultado do uso prolongado de oxigênio durante sua internação, que afetou os músculos da garganta.
Depois de deixar o hospital, seguiu de carro sentado no banco da frente para o Vaticano
Novo consignado oferece taxas reduzidas e está disponível para trabalhadores com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e MEIs. A alta procura pelo Crédito do Trabalhador surpreendeu as autoridades desde o lançamento da modalidade, na última sexta-feira (21). Entre as 6h da manhã de sexta-feira e as 18h de domingo (23), o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) registrou mais de 40 milhões de simulações de empréstimo, resultando em 4,5 milhões de propostas enviadas e 11 mil contratos formalizados. Os dados foram divulgados pela Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que observou um aumento expressivo no volume de acessos à CTPS Digital—12 vezes acima da média semanal dos últimos três meses. O Crédito do Trabalhador é uma linha de crédito consignado destinada a trabalhadores formais registrados pela CLT, abrangendo também trabalhadores domésticos, rurais e empregados de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Foto |Reprodução
Ministro alerta para cautela na contratação.
Diante da intensa procura, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recomendou que os trabalhadores analisem cuidadosamente as propostas antes de contratar o crédito. Ele orienta que os interessados aguardem o prazo de 24 horas, período no qual todas as instituições financeiras habilitadas devem apresentar suas condições de juros. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, afirmou o ministro. Além disso, a legislação estabelece que a prestação mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário do empregado.
Criado pela Medida Provisória nº 1.292, o programa entrou em vigor no dia 21 de março e possibilita que cerca de 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada tenham acesso ao crédito consignado, com juros reduzidos e desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento. Atualmente, a contratação do empréstimo está disponível exclusivamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. No entanto, a partir de 25 de abril, todas as instituições bancárias poderão oferecer a linha de crédito em suas próprias plataformas digitais.
Regras e prazos
. O trabalhador tem até sete dias para desistir da operação de crédito após o recebimento do valor, desde que restitua o montante total recebido.
. O recolhimento dos valores descontados na folha de pagamento será feito pelo empregador, por meio da guia do FGTS Digital, com os mesmos prazos de vencimento do fundo.
. As informações sobre os descontos das parcelas do crédito devem ser registradas pelo empregador no eSocial, tanto nos eventos de remuneração quanto em casos de desligamento do trabalhador.