O câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado de células. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo mais comum entre os brasileiros e corresponde a 30% de todas as doenças malignas diagnosticadas no país. Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a Campanha Dezembro Laranja, que tem como tema deste ano “Não espere sentir na pele”. A iniciativa visa conscientizar a população brasileira sobre essa doença e a necessidade de consultar um dermatologista para se proteger melhor.

Imagem do Jornal de Itirapina
Existem vários fatores de risco para este problema, incluindo sardas ou pintas no corpo, queimaduras, pele muito clara e idade superior a 65 anos. Porém, é importante lembrar que qualquer pessoa pode sofrer desta condição.
A melhor proteção é a prevenção diária, evitando a exposição solar e utilizando protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros. Em caso de dúvida, procure um profissional para uma avaliação completa e diagnóstico adequado.
A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) ressalta que os beneficiários das políticas de saúde têm o direito de fornecer tratamentos que possibilitem o diagnóstico e o manejo da AIDS. A lista de autoridades e conferências de saúde garante a avaliação clínica através de consulta, em muitos casos incluindo especialistas (infecciosos), além de testes laboratoriais anti-HIV, testes de anticorpos, antígeno P24, carga viral por PCR, NASBA, BDNA é um bom Teste PCR e teste rápido de HIV para gestantes.
A lista também inclui testes de VIH a pessoas suspeitas de estarem infectadas ou que correm o risco de não poderem receber tratamento, testes de adequação de doadores e testes de sangue pré-transfusão. Além disso, autotestes de HIV também são ofertados gratuitamente pelo SUS para que as pessoas possam se testar quando e onde quiserem.