Celebrado em 6 de janeiro, o O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, marca o encerramento simbólico do ciclo natalino e mantém viva uma das tradições mais antigas do cristianismo. A data relembra a visita dos Três Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar ao menino Jesus recém-nascido, guiados pela estrela de Belém, Ofereceram presentes cheios de significados ao menino Deus: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza daquele menino. O incenso simboliza sua divindade e a mirra simboliza sua humanidade.
Foto |Jornal de Itirapina
Em muitas cidades, a data é marcada por missas, procissões e pela tradicional Folia de Reis, expressão cultural que reúne música, cantos e encenações para reviver a jornada dos reis até o presépio.
A “Folia de Reis”, grupo que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. Aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.
A data marca o momento de desmontar os presépios, as árvores de Natal e as decorações natalinas, encerrando oficialmente as celebrações.