O eclipse parcial da Lua um fenômeno de espetáculo acontece nesta terça-feira dia 17 de setembro e poderá ser vista.
O céu ganha uma atmosfera mágica, com a Lua parcialmente obscurecida brilhando suavemente entre as estrelas. E o melhor? É completamente seguro de se observar diretamente, diferente do eclipse solar, que exige cuidados especiais.

Foto: Allan Pedro/Arquivo Pessoal
O eclipse parcial da Lua é um fenômeno astronômico fascinante que ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, Tudo começa quando a Lua entra na penumbra da Terra, uma área de sombra mais leve. Dependendo do alinhamento, a porção encoberta pode variar em intensidade, mas o charme do eclipse parcial está na sutileza: ele pode ser apreciado sem a necessidade de telescópios ou qualquer equipamento especial.
Confira os horários do eclipse parcial da Lua, com base no horário de Brasília:
17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;
17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;
17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;
18/09: Fim do eclipse parcial à 00h15;
18/09: Fim do eclipse penumbral à 1h47.
No Brasil em algumas localidades é possível que a visibilidade a olho nu seja desfavorecida, o céu poderá estar nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas .
O eclipse parcial da Lua poderá ser acompanhado neste caso, o fenômeno em tempo real pela internet. Às 21h o Observatório Nacional (ON) realizará uma transmissão ao vivo do eclipse da Lua.

Foto: Jornal de Itirapina
Além de ser um belo evento visual, o eclipse lunar nos lembra da incrível sincronia entre a Terra, o Sol e a Lua, que de vez em quando nos presenteia com um desses fenômenos raros, porém deslumbrantes.