A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou. Mais de 4,8 milhões de estudantes devem enfrentar a maratona de provas nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro, em todo o país. Serão 180 questões objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa que exigem preparo físico, mental e emocional dos candidatos.
Foto |Reprodução
Especialistas em educação alertam que, na reta final, o foco deve estar em revisar o que já se sabe, consolidar conteúdos e evitar a sobrecarga de estudos. Segundo os professores, o momento é de organizar o tempo, controlar a ansiedade e adotar estratégias de prova que ajudem a otimizar o desempenho.
A redação continua sendo uma das maiores preocupações dos participantes — e também o principal diferencial do exame. Avaliada com nota máxima de 1.000 pontos, ela pode elevar a média geral e ser determinante na aprovação. Por outro lado, uma redação zerada compromete significativamente o resultado final.
Por isso, a recomendação é que os candidatos treinem a escrita, revisem temas atuais, mantenham a calma e evitem tentar decorar estruturas prontas. O importante, destacam os educadores, é ter clareza de ideias, coerência e domínio da norma culta.
Com a proximidade das provas, a palavra de ordem é estratégia: revisar com inteligência, descansar o corpo e a mente e confiar na preparação feita até aqui.
Confira seu documento
É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.
Consideram-se documentos válidos para a identificação do participante:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;
- Documentos digitais (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.Br.
Para a participação de estrangeiro, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto descritos a seguir:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Separe o que levar
. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
. Documento de identificação válido, físico ou digital.
Aconselhável
. Cartão de Confirmação de Inscrição;
. Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
Chegue no horário
Ações 1º domingo 2º domingo Abertura dos portões 12h 12h Fechamento dos portões 13h 13h Início das provas 13h30 13h30 Término das provas 19h 18h30 Término das provas – participantes com tempo adicional 20h 19h30 Término das provas – participantes da videoprova em Libras 21h 20h30
A que horas o portão do Enem abre?
Nos dois domingos de prova, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Depois desse horário, ninguém mais poderá entrar. A prova começa exatamente às 13h30. Vale lembrar que o Enem segue o horário de Brasília.
Atenção!
Às 13h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas.