O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, o envio de mensagens via WhatsApp e pela caixa postal do aplicativo Gov.br para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que participam do programa Farmácia Popular. A medida tem como objetivo conscientizar os pacientes sobre a importância da continuidade no uso de medicamentos de tratamento contínuo, especialmente para doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Foto |Reprodução
Nesta primeira fase, cerca de 270 mil pessoas receberão os avisos. O público-alvo são pacientes hipertensos que, nos últimos 12 meses, realizaram apenas três retiradas de medicamentos nas farmácias credenciadas pelo programa. A iniciativa é parte de um projeto-piloto que, ao todo, pode alcançar 3,5 milhões de beneficiários identificados nessa condição.
Segundo a pasta, a ação busca reduzir a descontinuidade de tratamentos essenciais oferecidos gratuitamente pelo programa, que integra a política de Atenção Primária à Saúde.
Para garantir a segurança das comunicações, as mensagens enviadas pelo WhatsApp virão de um número com o selo de verificação azul da Meta, ao lado do nome do perfil oficial do Governo Federal. O cidadão também poderá confirmar a autenticidade da comunicação por meio da caixa de entrada do app Gov.br ou de um banner informativo no site oficial do Ministério da Saúde.
As mensagens incluem uma opção para que o cidadão decida se deseja continuar recebendo notificações relacionadas aos serviços do Ministério da Saúde.
Além dos alertas sobre medicamentos de uso contínuo, a pasta também planeja enviar lembretes sobre vacinação, retirada de medicamentos para diabetes e agendamento de consultas com especialistas, como parte de uma estratégia mais ampla de engajamento com os usuários do SUS.