A partir de sexta-feira, 16 de janeiro, o Governo do Brasil inicia o envio de mensagens personalizadas para orientar milhões de estudantes sobre o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As comunicações serão encaminhadas pela Caixa Postal do GOV.BR e também pelo WhatsApp, com o objetivo de facilitar o acesso às informações oficiais e apoiar os candidatos nos próximos passos após a divulgação das notas.
Foto |Reprodução/Gov
Com o resultado em mãos, os participantes poderão se inscrever em programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro. Nesta edição, o Sisu ofertará mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições de ensino superior, configurando a maior edição da história do programa em número de instituições participantes.
Além do Sisu, os estudantes também poderão utilizar a nota do Enem para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas de 26 a 29 de janeiro, ou para acessar o ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As notas individuais do Enem já estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível consultar a pontuação da redação e das quatro áreas de conhecimento avaliadas. No caso dos treineiros estudantes que realizaram o exame sem ter concluído o ensino médio, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a publicação do resultado geral.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o MEC e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e integra o lançamento do Chat GOV.BR, o primeiro chatbot de inteligência artificial desenvolvido pelo Núcleo de IA do governo federal. A proposta é ampliar a transparência e tornar o acesso à informação mais simples, seguro e personalizado.
Desde o fim do ano passado, os usuários do GOV.BR também passaram a avaliar a utilidade das mensagens recebidas. Até o momento, a Secretaria de Governo Digital (SGD) já contabilizou mais de 360 mil avaliações, com índice médio de aprovação de 95%. Esses retornos contribuem para aprimorar a personalização e a qualidade das comunicações enviadas.
A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar à SGD/MGI a integração com a ferramenta. Entre os principais benefícios estão o envio centralizado de informações oficiais, personalizadas para cada usuário, com dados verificados no GOV.BR e menor risco de fraudes.
Outras edições
A partir do dia 19 de janeiro, o Governo do Brasil também enviará mensagens personalizadas sobre as inscrições do Sisu para participantes de edições anteriores do Enem. Milhões de estudantes que fizeram o exame em 2023, 2024 e 2025 serão convidados a participar da edição deste ano. As mensagens serão enviadas a estudantes de escolas públicas e privadas pelo WhatsApp e Caixa Postal GOV.BR.
Mensagens
Nas mensagens enviadas por meio do WhatsApp, além das informações sobre o resultado, os estudantes encontrarão um botão para tirarem dúvidas sobre o próprio Enem e o Sisu. Além disso, também será possível receber orientações em relação ao Prouni e ao Fies.