Nem mesmo a Lua, localizada a mais de 384 mil quilômetros da Terra, está imune aos impactos das atividades humanas. Pela primeira vez, o satélite natural foi incluído na lista dos 25 locais vulneráveis do World Monuments Fund (WMF), uma organização dedicada à preservação do patrimônio cultural mundial.

Imagem | Nasa
A inclusão, conforme explicou Bénédicte de Montlaur, presidente e diretora executiva da ONG, reflete os riscos trazidos pelas viagens espaciais comerciais realizadas sem protocolos adequados e pela crescente necessidade de preservar artefatos históricos deixados durante a corrida espacial.
De acordo com Montlaur, a medida busca promover "estratégias proativas e cooperativas para proteger o patrimônio" e "reconhecer e preservar os artefatos que testemunham os primeiros passos da humanidade além da Terra". Entre esses artefatos, estão itens emblemáticos como:
. A câmera que registrou o pouso televisionado na Lua;
. O disco memorial deixado pelos astronautas Armstrong e Aldrin;
. Centenas de outros objetos que marcam o legado da exploração espacial.
Nos últimos anos, o interesse pela Lua tem aumentado, especialmente com as descobertas sobre a presença de água e minerais, que poderiam viabilizar a transformação do satélite em um ponto estratégico para missões de longa distância, como viagens a Marte.
O Programa Artemis, iniciado pela NASA em 2017, visa retomar as missões tripuladas à Lua e estabelecer bases permanentes de exploração no satélite. No entanto, a aceleração dessas atividades, tanto por parte de governos quanto de empresas privadas, também pode representar ameaças ao patrimônio lunar.
Além da Lua, a lista da WMF inclui outros locais de grande relevância histórica e cultural. Confira:
.Monastérios do Vale do Drino, Albânia;
.Cinema Studio Namibe, Angola;
.Qhapaq Ñan, Sistema de Estradas Andinas, América do Sul;
.Grutas Budistas de Maijishan e Yungang, China;
.Sítios Históricos da Costa Suaíli, África;
.Capela da Sorbonne, França;
.Paisagem Histórica de Mineração de Serifos, Grécia;
.Sistemas de Água de Bhuj, Índia;
.Edifícios Históricos do Rio Musi, Índia;
.Península de Noto, Japão;
.Monastério Budista de Erdene Zuu, Mongólia;
.Patrimônio Judaico de Debdou, Marrocos.

Imagem | Nasa
A inclusão da Lua nessa lista histórica é um chamado para refletir sobre o impacto da humanidade em ambientes além do nosso planeta. Afinal, mesmo no silêncio do espaço, nossa presença já começa a deixar marcas.