O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em todo o território nacional em razão da morte do Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e prevê que, durante o período, as bandeiras fiquem hasteadas a meio-mastro em sinal de respeito.

Foto: Ricardo Stuckert|Flickr/Lula Oficial
Desde as primeiras horas da manhã, o luto já era visível na Praça dos Três Poderes, em Brasília. As bandeiras do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal foram arriadas, marcando o início da homenagem oficial ao pontífice, que liderou a Igreja Católica por 12 anos.
A notícia da morte foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, em pronunciamento direto do Vaticano, pouco após as 7h35 (horário local). O anúncio foi feito menos de 24 horas após o Domingo de Páscoa, quando o Papa, mesmo debilitado, havia aparecido para abençoar os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Nas redes sociais, o presidente Lula lamentou a perda e exaltou o legado de Francisco. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos Cristãos”, declarou.
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge… pic.twitter.com/bwCCXwrtJN