Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (10) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou os termos de posse dos novos ministros da Saúde e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Alexandre Padilha assumiu o comando da Saúde, enquanto Gleisi Hoffmann foi nomeada para a articulação política do governo, substituindo o próprio Padilha na SRI.

Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR
Médico infectologista, Padilha retorna ao Ministério da Saúde após uma passagem entre 2011 e 2014, durante o governo ex-Presidente Dilma Rousseff, período em que lançou o programa Mais Médicos. Ele deixa o cargo de ministro das Relações Institucionais, que ocupava desde 2023, para substituir Nísia Trindade na Saúde. Em seu discurso, Padilha destacou a necessidade de uma abordagem preventiva na gestão da pasta.
“É esta a moldura: ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado, defender a ciência e a vida, promover um Brasil mais saudável e valorizar quem trabalha e defende a saúde, a que minha equipe e eu vamos devotar todos os nossos esforços”, completou o novo ministro.
Já Gleisi Hoffmann assume a Secretaria de Relações Institucionais com a missão de fortalecer o diálogo entre o Executivo e o Congresso Nacional. Ex-ministra da Casa Civil e atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), ela terá papel estratégico na articulação política do governo. A troca no comando das pastas faz parte do processo de ajustes pelo Presidente Lula em sua equipe ministerial.