O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, estarão abertas entre os dias 14 e 18 de julho. O edital foi publicado nesta quarta-feira (9), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente pelo Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br).

Foto: Reprodução/Ministério da Educação (MEC).
Nesta edição, somadas as ofertas do primeiro e do segundo semestre, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas para o financiamento estudantil. O programa é voltado a estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Podem participar os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
A seleção será feita com base na nota obtida no Enem, em ordem decrescente, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A ordem de prioridade será a seguinte:
1° Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
2° Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
3° Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
4° Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
A divulgação do resultado da chamada única está prevista para 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no sistema Fies Seleção entre 30 de julho e 1º de agosto. Os demais candidatos serão automaticamente incluídos na lista de espera, cuja pré-seleção ocorrerá entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro, conforme disponibilidade de vagas.
Nesta edição, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social, voltado a estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nesses casos, o financiamento poderá ser integral, cobrindo 100% dos encargos educacionais.
Os candidatos enquadrados nessa modalidade estão dispensados de comprovar a renda, mas devem validar as demais informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Caso haja inconsistências nas informações declaradas, a apresentação de documentos complementares poderá ser exigida.
Candidatos com deficiência, independentemente da modalidade de inscrição, deverão apresentar laudo médico que ateste o tipo e grau da deficiência, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Instituído pela Lei nº 10.260/2001, o Fies é um programa do MEC que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que aderirem ao programa. As instituições devem ter avaliação positiva no Sinaes.