Representantes do Ministério da Saúde participaram, nesta quinta-feira (30), da Bionano Week, realizada em Valinhos (SP). O evento reuniu lideranças públicas, pesquisadores e representantes do setor privado para discutir estratégias de estímulo à inovação tecnológica e ao fortalecimento da indústria nacional, com foco na bionanotecnologia aplicada à saúde.
Foto |Reprodução/Ubirajara Santos/MS
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Fernanda De Negri, participou da mesa “Bionanotecnologia em Alta: Aplicações Estratégicas no Desenvolvimento de Fármacos e Políticas Públicas para o Setor”. Durante sua fala, destacou que o avanço tecnológico depende de um tripé essencial: pessoas qualificadas, infraestrutura sólida e ambiente econômico favorável à inovação.
“Nesse contexto, o governo pode atuar em políticas públicas para melhorar a captação de pessoas, investindo em educação e formação de recursos humanos altamente qualificados, necessários para o setor de biotecnologia. Além disso, o governo também pode dar condições e incentivar uma infraestrutura adequada nas instituições, públicas ou privadas, para o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, bem como criar um ambiente econômico favorável à inovação”, afirmou Fernanda De Negri.
O secretário adjunto da Sectics, Eduardo Jorge, também participou do evento, na mesa sobre “Biotecnologia e Nanotecnologia na Cadeia Produtiva Local”, destacando que, nos últimos 12 anos, houve no Brasil a consolidação de plataformas de biotecnologia, mas que ainda há desafios a serem superados nesse campo de desenvolvimento. “Nosso grande desafio hoje é dominar o processo biotecnológico, de manipulação de moléculas, cada vez mais direcionadas a alvos específicos, características genéticas específicas de cada paciente”, disse o secretário adjunto.
A participação dos representantes da Saúde ocorreu no primeiro dia da programação da Bionano Week, que busca integrar pesquisa, educação e indústria em prol do desenvolvimento tecnológico nacional. Ao final do evento, Fernanda De Negri e Eduardo Jorge foram homenageados pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, em reconhecimento às suas contribuições para o avanço da saúde e da inovação no Brasil.