O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do Presidente Russo, Vladimir Putin, na quarta-feira (18), para discutir questões de relevância global e bilateral.
O Presidente Lula e o Presidente Vladimir Putin conversaram sobre a próxima cúpula do BRICS, que ocorrerá em Kazan, na Rússia, e temas de interesse para o grupo, como cooperação econômica e geopolítica. Vladimir Putin também expressou solidariedade ao Brasil no combate aos incêndios florestais que vêm devastando as regiões do país.
O Palácio do Planalto também destacou que Vladimir Putin expressou solidariedade ao Brasil diante dos incêndios Florestais que vem devastando o País nas últimas semanas. Essa manifestação de apoio demonstra um reconhecimento da Rússia sobre os desafios ambientais enfrentados pelo Brasil e a disposição de colaborar em momentos de crise.
Essa troca de apoio e discussões sobre cooperação reflete a continuidade das relações entre Brasil e Rússia, além de uma tentativa de ambos os líderes em influenciar o cenário global, especialmente na busca de soluções para crises internacionais.

Foto: Montagem / Jornal de Itirapina
Um dos principais temas abordados foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, com foco nas propostas de paz sugeridas por Brasil e China.
Em maio, os dois países propuseram um plano de seis pontos, que inclui a realização de uma conferência internacional de paz, com a participação equitativa de representantes Russos e Ucranianos. A ideia é facilitar um diálogo entre as partes e buscar uma solução diplomática para o conflito, que já se arrasta há cerca de dois anos.