O Papa Francisco emocionou os fiéis ao aparecer neste domingo de Páscoa na sacada central da Basílica de São Pedro no Vaticano, para conceder a bênção aos fiéis reunidos na Praça. Foi recebido com aplausos e manifestações de carinho dos fiéis, que celebrou a presença do Pontífice, visivelmente em processo de recuperação.

Foto: Vatican News
Com a voz mais firme do que nas últimas aparições, Papa Francisco saudou os fiéis com uma breve mensagem: “Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”. O restante do discurso, no entanto, foi lido por um assessor, mantendo o apelo por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, um tema que o Papa Francisco vem reiterando com frequência nos últimos meses.
A celebração eucarística foi conduzida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica de São Pedro, a quem o Papa Francisco delegou a condução da Missa deste domingo.
Desde que recebeu alta, no último dia 23 de março, após permanecer 38 dias internado para tratar uma pneumonia dupla, o Papa Francisco limitou suas aparições públicas. Por recomendação Médica, o Papa Francisco cumpre um período de convalescença de dois meses, que inclui sessões de fisioterapia respiratória para melhorar a função pulmonar.