A represa do Broa, em Itirapina (SP), voltou a registrar ataques de piranhas após a liberação do acesso a banhistas durante o carnaval. Nos dias 1º e 2 de março, três novas ocorrências foram registradas, elevando para 12 o número total de ataques desde janeiro. As vítimas foram atendidas no Hospital São José, mas suas identidades não foram divulgadas.

Foto: Reprodução
A prefeitura já havia instalado placas de alerta na orla, informando os riscos aos banhistas. No entanto, um decreto municipal publicado em 25 de fevereiro autorizou o uso da represa para lazer. Em nota, a administração lamentou os novos incidentes e destacou que a decisão foi tomada com base em avaliações técnicas e consultas a especialistas.
Campeonato de pesca busca controlar piranhas na represa
Para conter a presença excessiva da espécie na represa, a Prefeitura de Itirapina anunciou, no dia 8 de fevereiro, uma série de medidas, incluindo a contratação de uma empresa para monitoramento e a criação de uma nova legislação sobre o uso da área.
Além disso, no dia 22 de março, a Associação de Proprietários de Imóveis do Broa promoverá o campeonato de pesca "Itira-pira", com o objetivo de reduzir a população de piranhas na represa. A competição acontecerá das 8h às 16h, e a inscrição pode ser feita até 21 de março, mediante a doação de um litro de leite. Interessados devem se inscrever pelo e-mail atendimento@apib.com.br.
Histórico de ataques na represa:
Desde janeiro deste ano, foram registrados 12 ataques de piranha na represa do Broa, um ponto turístico que atrai centenas de pessoas da região. Veja:
6 ataques em 26 de janeiro: foram 6 vítimas, sendo 1 criança. Quatro vítimas foram atendidas no hospital São José em Itirapina. Duas procuraram por ajuda em São Carlos. Um empresário ficou ferido no calcanhar.
1 ataque no dia 27 de janeiro: a vítima foi um pescador de Itirapina.
1 ataque no dia 1º de fevereiro: a vítima foi um morador do Broa.
1 ataque no dia 8 de fevereiro: a vítima foi um turista de Campo Grande (MS)
3 ataques entre os dias 1º e 2 de março: identidade das vítimas não foram informadas.
Veja a nota da prefeitura
"A prefeitura municipal de Itirapina lamenta profundamente os recentes ataques de piranhas ocorridos na represa do Broa nos dias 1º e 2 de março. É importante salientar que o hospital municipal São José prontamente atendeu os três casos registrados. Informamos que a decisão de permitir a entrada de banhistas na represa foi tomada após cuidadoso diálogo com especialistas e, mantendo as placas de alerta instaladas em toda orla que informam os banhistas sobre os riscos de ataques. Além disso, a prefeitura está empenhada em implementar uma série de medidas adicionais para prevenir novas ocorrências no futuro. Entre essas iniciativas, destaca-se a contratação de uma empresa especializada para realizar um levantamento detalhado das espécies de peixes presentes na represa. Essa ação visa promover um entendimento mais profundo do ecossistema local e contribuir para a segurança dos usuários da área. A prefeitura de Itirapina reitera seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos e continuará a trabalhar para garantir que a represa do Broa continue sendo um local seguro e agradável para todos”, disse.