A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu, nesta sexta-feira (15), as inscrições para o Processo Seletivo das Vagas Remanescentes 2026. Ao todo, são 888 vagas distribuídas em 50 cursos de graduação. Os interessados podem se inscrever até 25 de agosto, exclusivamente pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Foto: Reprodução
A taxa é de R$ 220,00 e deve ser paga até 29 de agosto.
Podem participar do processo:
. estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso escolhido seja diferente do atual (casos excepcionais serão avaliados pela Comissão de Graduação);
. alunos de outras instituições, nacionais ou estrangeiras;
. portadores de diploma de curso superior, desde que distinto do curso pretendido.
O processo seletivo será dividido em até três fases:
1° Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) – com 10 questões objetivas (6 de Língua Portuguesa e 4 de Língua Inglesa);
2° Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) – composta por 10 questões objetivas e cinco dissertativas, relacionadas às áreas do curso escolhido (Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Biológicas ou Medicina);
3° Análise de Compatibilidade de Currículo – para os aprovados nas etapas anteriores.
Além disso, candidatos ao curso de Artes Visuais deverão realizar provas de Habilidades Específicas, agendadas entre 3 e 5 de dezembro de 2025, junto com o Vestibular Unicamp.
As provas da PLIT e PCE serão aplicadas em 12 de outubro, apenas em Campinas. Os locais de prova serão divulgados no dia 3 do mesmo mês. O tempo máximo de realização é de três horas, e o mínimo, de uma hora e meia. As questões dissertativas só serão corrigidas se o candidato acertar ao menos 50% das objetivas da PLIT e 40% da PCE.
A convocação para a Análise de Currículo será publicada em 24 de outubro. Os selecionados deverão enviar a documentação exigida entre 30 de outubro e 5 de novembro de 2025, conforme previsto em edital.
O resultado final com a lista de convocados para matrícula será divulgado em 9 de janeiro de 2026. O registro acadêmico será feito de forma remota, no dia 12 de janeiro, mediante envio digitalizado dos documentos solicitados. Todas as regras e detalhes do processo estão disponíveis no edital publicado no site da Comvest.