A Santa Sé divulgou, na tarde desta segunda-feira, 21, os detalhes oficiais sobre a causa da morte do Papa Francisco. O documento, assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, confirma que o Pontífice faleceu às 7h35 em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e um colapso cardiovascular irreversível.

Foto |Reprodução Vatican News
De acordo com o laudo médico, o Santo Papa Francisco já apresentava um quadro clínico delicado, com antecedentes de insuficiência respiratória aguda provocada por pneumonia polimicrobiana bilateral, além de bronquiectasias múltiplas — alterações crônicas nos pulmões —, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
A morte foi oficialmente constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método utilizado para determinar o fim da atividade elétrica cardíaca.
A divulgação do relatório médico reforça a transparência adotada pelo Vaticano diante da comoção internacional provocada pelo falecimento do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica desde 2013, Papa Francisco será lembrado por sua proximidade com os fiéis, ênfase na misericórdia e compromisso com os mais vulneráveis.