A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realiza neste domingo (2) a prova da primeira fase do Vestibular 2026, que contará com 65.208 candidatos inscritos. Eles concorrem a 5.867 vagas distribuídas em 136 cursos, com 186 opções de ingresso em 34 unidades localizadas em 24 cidades de todas as regiões do Estado de São Paulo.
Foto |Reprodução
A consulta ao local de prova já está disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela organização do exame. Este será o quarto ano consecutivo em que a Unesp aplicará a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ampliando a acessibilidade do processo seletivo.
As provas serão aplicadas em 31 cidades paulistas e também em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame terá 90 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.
"A Unesp utiliza questões interdisciplinares desde o Vestibular 2020, aplicado em 2019. A Universidade já ofereceu 108 questões neste modelo desde então, média de 18 por ano, o que representa 20% das 90 questões da prova. O professor Antonio Nivaldo Hespanhol, diretor-presidente da Vunesp, informa que “está prevista a ampliação do número de questões interdisciplinares para a prova deste domingo”.
Os portões serão fechados às 13h40, e a entrada dos candidatos será permitida a partir das 13h. É obrigatório apresentar documento original com foto, como RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, Identidade Militar ou carteira de conselho profissional.
Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, e será permitida alimentação e hidratação durante a prova.
O uso de dispositivos eletrônicos — como celulares, calculadoras, relógios digitais, fones de ouvido e similares — está terminantemente proibido, assim como o uso de bonés, gorros, chapéus, óculos de sol e protetores auriculares.
O resultado da primeira fase será divulgado em 28 de novembro, e a segunda fase ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro. Já o resultado final está previsto para 30 de janeiro de 2026. O Manual do Candidato e o calendário completo do processo seletivo estão disponíveis nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br).